segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Qualidade: Yemanjá Ogunté

Uma das qualidades mais intrigantes da família do mar: Yemanjá Ogunté.


Yemanjá Ogunté é cultuada na África, na região de Abeokuta, e Oyó, e seu nome é devido ao rio Ogun, que percorre região, no qual ela é a orixá patrona, sendo assim recebeu dois nomes: Yeyê Omo ejá òdò Ogun té, Mãe dos filhos peixes do rio Ogun, ou então Yemanjá Ogunte Ogunmasomi. Pela denominação Ogun, aqui no Brasil, a cultuamos como mulher de Ogun Alagbedé, o ferreiro. Jovem e guerreira, é tida como a filha que protege Olokún, Deus dos mares, vive na areia molhada e nos recifes.
Rancorosa, severa e justiceira, tem da estreita ligação com Babá Egún, daí vem à questão do seu animal favorito, o carneiro.

Mitologia:
Yá ogunté, é a quarta filha de Olokun, ainda muito nova, casou-se com Ogun Alagbedé, e teve Ogum Akorô Onigbé, após a Ogun se retirar de Ilè Ifé, se apaixona por Odé Erinlè, o enfeitiça, e o leva para sua casa, ensina a ele a arte da cura e da magia, após algum tempo Erinlè decide ir embora e ela corta sua língua para que ele não conte os segredos que ela o ensinou. Em muitos axés, ela também luta ao lado de Oxaguiã e tem papel importante na fundação de Ejibò.

Suas Roupas:
Carrega azul claro, azul marinho, rosa e azul turquesa. Em alguns períodos, deve vestir branco, pois como dizem os antigos, isso a acalma. Nas mãos carrega a ofangi (espada) e a abebé, podemos também enfeitá-la com uma penca que contenha seus símbolos, o peixe, a estrela, a espada, a meia lua, assim como os brajás de búzios.

                                                                    Rio Ogun - África
Com quem Ogunté caminha?
Temos que deixar claro, que uma qualidade de Orixá, muitas vezes tem caminhos diferentes, conforme a ancestralidade do filho, assim uma pessoa de Ogunté, pode ter como ojúory, Ogun, Odé ou até mesmo Xangô, pois não devemos se esquecer de onde vem o culto desse Orixá (região de Oyó). Essa é uma questão que intriga muitos dos filhos de Yáogun, pois erroneamente divulgam que ela só vem com Ogun. Outro ponto que vale discutir, é sua ligação com o odú Yorossún, isso por vários motivos, além de reger quase todas a qualidades de Yemanjá, Yorossún, representado pelo n.º 4, também faz analogia ao fato de Ogunté ser a quarta filha de Olokún, de ser acompanhada por 4 Orixás (Ogun Alagbedé, Ogun Akorô, Odé Erinlè e Oxaguã).
 Fonte: Babá Diego de Odé

"lembrando também que ogunté é independente, ela não é uma Yemanjá, ela foi classificada pela a família das aguas por seu culto e seus fundamentos se perderam com o passar dos tempos. E que Ogunté raramente incorpora ou tem homens como filho", Segundo um irmão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário