Muito Bom dia!
A importância dos Atos Iniciatórios.
O candomblé é uma religião de resistência, e sabemos também que a iniciação no Brasil sofreu algumas mudanças, contudo os antigos mantiveram o ato de “buscar” o orixá na natureza, que seria o Barué, esse que é o primeiro ato iniciatório após darmos oferenda a Exú, é de suma importância pois ele retrata a própria ligação do neófito com seu orixá, na sua forma bruta, a natureza, esse é um momento crucial, onde determinamos o caminho daquele orixá, todavia esse ato vem desaparecendo, sendo substituído pelo “baldes de água”, respeito que faz desta maneira, mas acho que essa tendência a minimização de fundamentos, está fazendo com que nós se distanciamos do orixá, de sua essência. Só para vocês entenderam minha preocupação, olha só dois exemplos de mudanças:
Tempo de Reclusão: Antes – 21 dias. Hoje – 10 dias.
Resguardo: Antes – 3 meses e 7 dias. Hoje – 28 dias.
Entendo e sou a favor de mudanças, afinal vivemos em um outro tempo, mas sou contra a deixarmos de praticar os atos iniciatórios que aprendemos, assim como a diminuição de preceitos, fico pensando que daqui a alguns anos, se já não acontece, o orixá nem vai conhecer o seu culto afinal as pessoas estão tão preocupadas em fazer sala, em ter o que mostrar que esquece do fundamental: Quarto de Santo.
Mudar para Evoluir, sim! Agora tirar o direito de uma pessoa ter aquilo que eu tive, não! Ser iniciado é muito mais que raspar a cabeça e colocar quelê, o universo é muito grande, o poder da natureza também, para manipularmos precisamos nos empenhar bem mais, usar e buscar conhecimento para essa energia chamada Orixá, nos enxergue e tenha orgulho de nós.
Esse assunto não acabou aqui, durante a função de Oxalá eu vou postando e agente se fala!